Powered By Blogger

terça-feira, 11 de maio de 2010

Antes que o Mundo Acabe



"Antes que o Mundo Acabe" é um filme para adolescentes, isso é fato! Mas os adultos devem assistir porque vão se sentir totalmente inseridos, provocados e se você tem filhos, certamente vai ser convidado a refletir.
Assisti ao filme hoje, na Cabine de Imprensa do Cinesystem .
Dirigido por Ana Luiza Azevedo, o filme é baseado no livro homônimo do escritor Marcelo Carneiro da Cunha e conta a história de Daniel (Pedro Tergolina), um menino de 15 anos vivendo conflitos que para ele são insolúveis: vive um triângulo amoroso com o melhor amigo; esse melhor amigo acaba envolvido em um roubo e ele, Daniel,  acaba contribuindo prá isso; para completar o pai biológico que ele nunca teve a chance de conhecer resolve fazer contato.
Toda a trama é narrada por sua irmã mais nova, Maria Clara, interpretada por Caroline Guedes que, na minha opinião, rouba a cena no filme. A menina é muito espontânea.
O texto é simples, divertido e navega pelo universo adolescente e todas as suas possibilidades de uma forma eficiente. Desde as dúvidas de amor, a disputa pela menina da escola, até os conflitos existenciais e coloca muito bem as diferenças de geração. Em uma das cenas Daniel chega em casa bêbado, era o primeiro porre.
O Padrasto cuida do filho e chama a atenção. Daniel pergunta "Tu nunca tomou um porre?" O Padrasto mais que rapido diz: "- Na tua idade não" e Daniel Completa "- Na minha idade tu recebias e-mail?" O padrasto fica sem resposta.  E esse diálogo sintetiza bem a grande diferença entre adolescentes de 20 anos atrás com os adolescentes de hoje.
Além disso a história ambientada em uma cidade do interior retrata detalhes preciosos da cidadae: o Padre que é diretor da escola, a vizinha que leva os passarinhos para "comer ar", o carteiro que conhece todos pelo nome.
"Antes que o Mundo Acabe"  é um filme fácil, tipo sessão da tarde, mas profundo na mensagem.
Vale conferir.  
O filme é uma co-produção da Imagem Filmes e da Casa de Cinema de Porto Alegre e acabei de saber que estreia esta sexta feira em Floripa.
Obrigada a turminha da Palavra comunicação pelo convite.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá. Tudo bem? O filme estreia nesta sexta em Florianópolis!!

Abraço,
RFante.

Renato Hofer Birmann disse...

O filme é muito bom. Como foi comentado no seu blog, é para adolescentes, mas é bom para os adultos tbm. Gostei d+!
Renato Hofer Birmann - MBlasi Cabeleireiros