Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Pouca Vogal



Conheci este projeto poucas horas antes de ir ao show por indicação da minha amiga Paulinha Borges!!!
E que coisa linda esse show!
"Pouca Vogal" reune Humberto Guessinguer(Engenheiros do Hawaii) e Duca Leindecker(Cidadão Quem) e só.
Dois amigos de longa data que tem seus trabalhos em diferentes bandas e agora resolveram tocar juntos numa versão econômica mas muito bem montada.
A explicação para o nome Guessinguer dá no release de apresentação do projeto:
"É um chiste com nossos sobrenomes, Leindecker e Gessinger. Se quisermos fazer um pouco de sociologia de boteco, podemos falar de como as vogais vão rareando à medida em que descemos pelo mapa do Brasil. O frio vai aumentando, a vegetação fica mais tímida, o verde vai ficando mais parecido com o azul, as pessoas mais introspectivas. Imigrantes com suas consoantes. Ao mesmo tempo em que exageram, algo de verdadeiro guardam essas generalizações."
Eles já disponibilizaram 8 canções no site http://www.poucavogal.com.br
Mas é no show que esse projeto realmente ganha a beleza que merece!
Dois puta músicos tocando vários instrumentos ao mesmo tempo.
Como a opção foi só ter os dois no palco eles resolveram a falta de outros instrumentistas de uma maneira desafiadora: Duca toca violões guitarra, e nos pés o bombo leguero (um instrumento de percussão característico dos pampas) e ainda pandeiro. Guessiguer toca violões, guitarras, teclados, gaita de boca e nos pés baixo, o MIDI pedalboard(um teclado que é tocado com os pés) e ainda algo como uma bateria eletrônica. Com isso o show não fica somente no voz e violão e ganha corpo. É como Guessiguer brinca na apresentação: "somos a Pouca Vogal - menor banda do rock gaucho".
O cenário limpo, simples e muito bem pensado com as virgulas entre parênteses. No figurino que antes usavam ternos azul e vermelho (grenal...já que Guessinguer é gremista e Duca colorado) agora vestem o pala, roupa da vestimenta gaucha.
No repertório além das composições feitas para o projeto eles passeiam por músicas das bandas de cada um: engenheiros e cidadão. Até porque eles precisam sustentar mais de uma hora de show e o público pediria mesmo.
O show é lindo, com uma luz perfeita. Em Floripa, o som estava perfeito!
Saí de lá com aquela sensação de que como faz diferença quando se tem bom gosto. Um belíssimo show para matar as saudades das duas bandas em versões lindas e ainda se deliciar com as novas letras desta dupla.
O público que lotou o Teatro da UFSC pediu bis duas vezes e eles voltaram as duas vezes...
O show para mim foi uma bela surpresa.
Em novembro eles devem lançar o CD e o DVD do show.
Em tempo: Engenheiros e Cidadão não acabaram. As bandas estão dando "um tempo", segundo os meninos. Com certeza com este projeto eles vão conseguir muito mais atenção do que com suas respectivas bandas!

3 comentários:

Fabiana Lazzari disse...

Amooooooo esses caras...ai..não fiquei sabendo do show!!!

disse...

baah, foi lindo mesmo! a matéria com eles já tá na rede, chefa!! haha

Unknown disse...

POUCA VOGAL + 9 DE ESPADAS
DIA 11/03 NO FLORIPA MUSIC HALL EM FLORIPA, DIA 12/03 EM JOINVILLE NO BIG BOWLLING, DIA 13/03 NO CARAMBA´S EM INDAIAL.
www.poucavogal.com.br
www.9deespadas.com