Powered By Blogger

sábado, 14 de fevereiro de 2009

UMA LIÇÃO DE JORNALISMO!!!!

Então...continuando a dar vazão às discussões e comentarios no evento na casa da Paulinha, papo vai, papo vem, o Marcinho comentou sobre uma entrevista do Rodrigo Amarante (Los Hermanos) a um reporter em que o mesmo insistia numa pergunta burra e o Amarante acabou com o cara dando uma resposta maravilhosa.
Chegando em casa lá fui eu ver a tal da entrevista.
Não me contive. Fui obrigada a transcrever aqui o feito.
Na boa, sou jornalista há muitos anos e muitas vezes entrevistei pessoas que eu conhecia pouco o trabalho. Além de me informar, eu não tinha vergonha de falar antes com a pessoa e dizer a real. Tirar minhas dúvidas antes de começar a entrevista propriamente dita.Não que eu já não tenha errado... mas tudo tem limite. Ninguém é obrigado a saber de tudo, mas deve-se ter a obrigação da sinceridade com a informação. Esse rapaz se passou.
se vcs tiverem paciência leiam. Ou então busquem no YouTube por Amarante e o reporter. Vcs vão assistir a maior aula de jornalismo na história. O Amarante foi perfeito.
Aí vai a transcrição.
Reporter -Vocês são sempre lembrados por Ana Júlia, né?
Amarante -Nem sempre.
Reporter -isso incomoda vcs por sempre serem sempre lembrados por Ana Júlia?
Amarante - Não porque nem sempre.
(Ele insiste)
Reporter - Porque sempre quando tem Ana Julia tem referência Los hermanos... Ana Júlia.
Amarante - Hã??????
Reporter - Sempre tem essa relação: Ana Julia...Los Hermanos.
Amarante -É uma música nossa né? Por isso tem a relação. Vc queria saber o que mesmo??????
(dãããã...aqui ele deveria ter recolhido seu microfone e pedido desculpas...ahahaha)
Reporter -Não, essa coisa, assim, se incomoda vcs ser sempre lembrados por Ana Júlia.
Amarante - Não porque não é sempre que a gente é lembrado por Ana Julia.Vc vai ver hoje a gente não vai tocar Ana Julia e vc vai ver.
Reporter -Mas sempre a galera pede.
Amarante - Não.
Reporter - Não pede?
Amarante -Vc já viu o show dos Los Hermanos?
Reporter - Não.
Amarante - Ahh...(pausa incrédulo) e esse "sempre" vem da onde?
Reporter -Não, porque eu li.
Amarante - Ahhhhh...(mais incrédulo ainda)
Reporter -Mas pelo jeito incomoda...
(ele insiste de novo?????Aí vem a aula)
Amarante -Não. O que incomoda é o jornalismo, como é que vou dizer , preguiçoso assim de não saber o que perguntar e perguntar qualquer coisa. Ahhh incomoda...é o jornalismo baseado na polêmica sabe, é muito comum hoje em dia a polêmica ser a tônica do jornalismo como se o papel do jornalista fosse descobrir um ponto fraco, uma coisa assim. Eu, particularmente acho, que o trabalho do jornalista é um trabalho muito importante é assim como o trabalho de uma pessoa pública do governo, do Estado tem uma responsabilidade, tem um papel importante não é? As pessoa lêem ou ouvem o que vcs fazem e tomam como verdade, como uma coisa que é feita com critério e isso influencia a opinião das pessoas por aí, então esse tipo de pergunta, assim, leviana sem a profundidade acaba levando as pessoas a ter uma impressão errada que é essa de que incomoda a gente Ana Julia, pelo contrário, a gente adora a música, tem tocado em muitos festivais, nunca tivemos problema com isso. Só que é comum no Brasil as pessoas acharem que fazer sucesso é uma coisa ruim, negativa: ahh não, faz sucesso então não deve ser bom. Isso é uma ingenuidade tanto da imprensa quanto das pessoas em achar que se tornar público ou ser muito conhecido é uma coisa ruim. Acho que é ruim prá quem é fraco e tem medo de perder isso. A gente nunca teve isso, a gente faz música com o coração da forma que a gente sabe fazer. Então, Ana Júlia foi feita da mesma forma, a gente adora a música. As pessoas se incomodam é com a gente ter feito sucesso isso sim.
(Aí ele se perde de vez. tenta explicar...)
Reporter - Não, a minha pergunta, assim, não tem nada contra, nunca assisti a um show, mas é pelo fato de eu já ter lido sobre isso.
Amarante-Eu acho que vc leu pouco. Desculpe a sinceridade.

Minha nossa...errar é humano eu sei, mas insistir no erro é burrice e o cara insistiu muito no erro. E no final o Amarante ainda pede desculpa pela sinceridade...ele devia estar muito calmo...caraca!!!!

2 comentários:

Fabiana Lazzari disse...

hahahahahahaha
Esse cara é muito burroooooooooo!E não se tocaaa, né!
Ele não deve ser repórter e sim METIDO A REPÓRTER!
Amarante é muito educado!e realmente deu uma lição! Pena que no nível deste cara aí...acho que não entendeu nada...hahaha
A lição serve para todos os outros que assistem no you tube!! Salve o you tube...hehehe
Bjins gata!

Bel disse...

Ampliaria ...
"Uma lição de vida!!!!"
Se a gente prestasse mais atenção nos sinais. Ainda mais quando são assim tão explícitos.
Beijos,
Bel