Powered By Blogger

sábado, 30 de novembro de 2013

Primeira Edição do Premio da Música Catarinense

John Bala Jones
 
O prêmio da Música Catarinense chega com o grande desafio de mexer com o mercado de música autoral no Estado. E olha, é um desafio gigantesco!!! E não é por falta de talentos não, mas é pela falta do próprio mercado! É preciso acreditar e se mexer e por isso meu reconhecimento ao Márcio Pimenta e ao Teco Padaratz pela iniciativa.

                                                           Teco Padaratz e banda

Ontem aconteceu, no Teatro do CIC, a primeira edição do prêmio. Foi uma noite para ver muita gente boa no palco e com um padrinho muito bem escolhido: Paulinho Moska! O musico foi a segunda atração a subir no palco. Cantou em voz e violão e falou muito bem da importância do trabalho autoral "a autoralidade é importante para que a gente valorize nossas diferenças". É isso!

Paulo Moska
                     
 Vimos shows de Ariele Locatelli,


Sociedade Soul com Françoise Muleka, lindaaaa apresentação.


Nelson Vianna, que na minha opinião podia ter aberto a noite com peso e música autoral.


Iriê, sempre delicioso ver essa banda no palco


John Bala Jones, fizeram uma belíssima apresentação, estava com saudades de vê-los na ativa.



 e Teco Padaratz e banda. Aliás, Teco também foi o mestre de cerimônia ao lado da Naty.


A cerimônia ainda contou com a participação do Helton Luiz, um dos locutores da Atlântida FM. Ele ficou na plateia e foi ótimo!!! Conversou com o público, catou o nosso manezinho Darciii...deu um tempero a solenidade!

Acho que a noite foi muito boa para a estreia de um prêmio feito por músicos e talvez nem eles ainda saibam o passo importante que deram.
O que se viu ontem no CIC foi uma grande vontade de fazer...e espelhou um pouco da situação da nossa arte musical: pouca gente acredita, pouca gente prestigia, mas ela está ali produzindo coisas boas.

O público ontem no CIC foi bom, mas tem que ser melhor. Os próprios artistas tem que se prestigiar mais. Os que sempre vejo mais engajados estavam lá.  Já alguns que reclamam muito não estavam. E outros ainda estavam cumprindo agenda já que sexta é dia de trabalho.

Vi O Mik Silva, coordenador da Atlântida FM (parceira do evento), abrindo a noite e quero ver também a Atlântida dando mais espaço aos nossos músicos.

Eu fiquei orgulhosa de ver em todas as categorias uma escolha difícil e ganhou quem fez a melhor campanha, que mais soube se divulgar, já que a votação nos finalistas foi pela internet.

Claro que tenho alguns pitacos a dar:
- Senti falta de artistas de outros lugares de Sta Catarina. É o primeiro e é natural uma participação maior da capital, mas é preciso incentivar a participação e até homenagear a artistas de todo o Estado. Talvez divulgar mais em outras cidades. Tentar viabilizar a vinda de bandas de outras cidades para os shows, sei que é preciso grana e torço para que o evento consiga. Assim teremos sim um prêmio Estadual!
- E agora que foi dada a largada, sugiro valorizar os trabalhos do ultimo ano! É uma forma de incentivar novas produções. E até produções atuais de grandes bandas que já foram homenageadas como Dazaranha, Grupo Expresso Rural. Se elas estão produzindo devem sim participar do prêmio.
- o dia para a premiação não foi o melhor já que sexta feira é um dia que a maioria dos músicos tem shows marcados. Quem sabe numa segunda? ou terça?
- Os jurados que escolheram os finalistas devem ser divulgados, isso daria mais transparência.
- Sem cover no palco.  Não é radicalismo, mas é uma questão de coerência. Quer cantar música dos outros? ok, escolhe um autor catarinense para homenagear.
-E uma produção focada no cerimonial ajudaria a evitar equívocos como a falta de apresentação dos artistas que abriram a noite, inclusive o Padrinho: Paulo Moska e de chamarem quem não está na plateia para entregar ou receber os prêmios. Detalhes, mas são os detalhes que nos transformam em profissionais e tá mais do que na hora de a gente ver esse mercado ser profissional até nos eventos!!!

Na minha visão, de otimista incorrigível,  ontem foi uma grande noite pra nossa música. Tomara que não pare por aí, que os músicos se sintam motivados, que surja de fato um mercado. Que nossos prefeitos escolham atrações locais para suas festas municipais, que mais espaços sejam criados, que nossa arte circule, que os músicos se prestigiem e que o público se reconheça nos seus artistas!!!!

Quem sabe né?

Seguem os resultados por categoria:

MELHOR CANTORA
Finalistas - Renata Swoboda
                 Diana Dias
                 Lorena Lessa
                 Ângela Beatriz
                 Ariele Locatelli
Vencedora - Diana Dias  

 

MELHOR CANTOR 
Finalistas - François Muleka
              - Terence Martinelli
              - Nathan Malagoli
                              - Alex B
              - Nelson Viana
Vencedor - Nathan Malagoli

 
MELHOR ÁLBUM
Finalistas - Prá Ficar - Chico Martins
              - Sociedade Soul - Sociedade Soul
              - Uno - Nego Joe
              - Nasça - Andrey e a Baba do Dragão de Komodo
              - Pode ser amanhã - Moriel Costa
Vencedor - Moriel Costa


MELHOR VIDEOCLIPE
Finalistas - Sociedade Soul – Jardim das Delícias
              - Symbolica – Awake The Wrath of Angels
              - Antonio Rossa & Rodrigo Daca – Profetateu
              - Nego Joe – Primeiro Raio de Sol
              - RFL – Fraternidade Rap
Vencedor - Sociedade Soul - Jardim das Delícias


MELHOR INSTRUMENTISTA
Finalistas - Luciano Bilu
                              - André de Carvalho
              - Bruno Squilo
              - Caio Fernando
              - Mazin Silva
Vencedor - André de Carvalho

MELHOR BANDA
Finalistas - Iriê
              - Sociedade Soul
              - John Bala Jones
              - Nego Joe
              - Primavera nos Dentes
Vencedor - Primavera nos Dentes

ARTISTA REVELAÇÃO
Finalistas - Banda Malungo
              - Tom Custódio da Luz
              - Pedro Meneguelli
              - Karibu
              - Brasil Hi Fi
Vencedor - Tom Custódio da Luz 
  
 

Homenagens:
Banda Dazaranha


Banda Expresso Rural



Banda Engenho


Banda Capuchon


Uma observação que havia esquecido: som e luz impecáveis! Parabéns a organização!!! Todos os artistas tiveram a mesma qualidade! Muito bom!!!!!

6 comentários:

Teco Padaratz disse...

Ligia,
esta coluna reflete exatamente o que aconteceu e deve acontecer com este cenário.
Eu jamais poderia ter colocado em tão boas palavras. Sobretudo você acertou exatamente o que evento precisa, mais apoio$$$ pra gente tratar da maneira correta nossa música autoral. Concordo com todos os pitacos e te agradeço por teres mencionado.
Como competidor aprendi que é nos nossos próprios defeitos que encontramos a maneira ideal de melhorarmos nossa atitude e trabalho.
E quer saber mais? Isso só vai fazer sentido quando conseguirmos completar uns 10 anos de prêmio, assim veremos resultados reais neste setor.
De qualquer forma parabéns pelas palavras.
Grato sempre!!!
Teco Padaratz

Teco Padaratz disse...

Ligia,
esta coluna reflete exatamente o que aconteceu e deve acontecer com este cenário.
Eu jamais poderia ter colocado em tão boas palavras. Sobretudo você acertou exatamente o que evento precisa, mais apoio$$$ pra gente tratar da maneira correta nossa música autoral. Concordo com todos os pitacos e te agradeço por teres mencionado.
Como competidor aprendi que é nos nossos próprios defeitos que encontramos a maneira ideal de melhorarmos nossa atitude e trabalho.
E quer saber mais? Isso só vai fazer sentido quando conseguirmos completar uns 10 anos de prêmio, assim veremos resultados reais neste setor.
De qualquer forma parabéns pelas palavras.
Grato sempre!!!
Teco Padaratz

Ligia Gastaldi disse...

Teco, acho que vocês vão ver resultados antes dos 10 anos rsrsrs e esse prêmio tem tudo pra crescer! Uma iniciativa preciosa para a nossa cultura que merece apoio e patrocínio dos nossos governos. Ele já nasceu grande. Obrigada a vcs pela inciativa!!!!

Catiúscia disse...

Oi Ligia, belíssimo post, só gostaria de esclarecer que a música que o Nelson Viana apresentou é autoral sim, a música é dele, disponível para download em:https://soundcloud.com/nelson-viana/venho-me-despedir

Ligia Gastaldi disse...

Catiúscia, sei que Nelson não cantou cover. E em nenhum momento falei isso. Sugeri, inclusive, que ele seria a melhor atração para abrir dada a qualidade musical do Nelson e de sua banda.
Acho que você entendeu errado! Bj

Catiúscia disse...

Oi Ligia, então entendi mal o que estava escrito, sorry kkkk