Powered By Blogger

domingo, 4 de abril de 2010

Tijuquera em dois CDs!!!!

Estou aqui ouvindo os dois novos CDs da banda Tijuquera, sim demoraram prá lançar, mas lançaram dois de uma vez só...e como é bom ter coisa nova dessa turminha que faz música boa!
Não sou crítica musical e nem tenho pretensão de ser, meu termômetro para saber se um novo trabalho me seduz é aquela vontade de ouvir tudo...sem ficar naquela de passar faixa-a-faixa rapidinho. E com os dois CDs foi assim...ouvi tudo sem a mínima vontade de passar adiante...fui digerindo...um prazer fantástico de estar ouvindo músicas lindas! E melhor ainda é saber que essa turminha é da nossa terra, do meu convívio, vontade de abraçar a cada um deles e dizer: vcs são foda!

O disco 4, Rocksteady, é uma grande homenagem ao grande poeta manezinho Moriel Da Costa ( Dazaranha). Sou fã.
Quando eu ouvi "Cama Brasileira", no CD Tribo da Lua do Dazaranha pensei: pronto, Moriel não precisa compor mais nada...já fez a obra prima!!! Mas ainda bem que ele não me ouviu, porque já fez tanta coisa boa no Daza que considero ele um dos maiores poetas manés! Aí vai o Marcinho e vasculha o baú deste meu ídolo e descobre outras tantas obras primas que estavam lá quietinhas e a Tijuquera transforma isso em uma bela homenagem!!!
"Insônia", eu já conhecia na gravação feita por Bilu e na voz do DaVila ficou lindaaaa: [Insônia prá sonhar é bom/É o sinal de que o amor chegou.]
E aí tem outras 7 maravilhas de Moriel, em "Isca": [O que você me falou me fez pensar/e acreditar que a vida é boa/viola tem boca/cabocla tem boca/toda mulher é sereia/somos isca em alto mar.] 
Em "Birutas" a tradução do que virou nossa ilha, outra obra prima do Moriel; [A bruxa faz uma bagunça/ e diz que é festa/na cabeceira da terceira fila de faróis/e a capital que só cresce/na vazante da maré/esquece a restinga e zoa (...)  ilha da magia faz um truque/despolui a lagoa/tão roots, tão fina/tua população não pára de chegar/qualidade de vida afundando com a ilha].
Tudo isso com arranjos lindos, modernos... ainda tem "Banho de mar", "Só o amor" em parceria com Cleo Borges, Sem Saída, Tira o sapato Bota a Meia ", "Cassimiro" cada uma com poesia pura!!! Deste Cd as únicas músicas que não são de Moriel são as regravações de "Passinho" e "Água tá Clara", (as duas do DaVila), com os  novos arranjos já apresentados nos shows ao vivo! Emília Carmona divide os vocais, lindamente, em Passinho!!! 


No CD 5 composições de DaVila, Neno Miranda, Rodrigo Poeta, Andrey Fernandes e a presença de convidados nos vocais:
Fábio Della (Aerocirco) canta com DaVila a belíssima música de Neno Miranda "Qualquer Verão" [porque não pegar em sua mão/e seguir sem direção/até o fim]. Segundo o Marcinho me falou, quando Della foi colocar a voz, as luzes do estudio foram apagadas..e olha, a interpretação do Della está divina!
Em "Musculo" de Andrey fernandes e Rodrigo Poeta quem arrasa é Emília Carmona...minha nossa minha amiga, estás cantando muitooooo e a letra gostosíssima [É dentro desse corpo/no lado esquerdo do peito/esse músculo sem osso/esse que me causa aperto/é no vicio desse olho/a imagem do desejo/é na iris desse gosto/o sabor mais perfeito/todas as vezes que eu saio e te deixo/todas as vezes que eu não quero te deixar/todas as vezes que eu calo e me queixo/todo esse tempo que eu passo em pensamento/todo esse tempo querendo te buscar/todo esse tempo sem teu alento]..ái..ái...
Enfim...poderia colocar todas as letras dos dois discos aqui...porque são muito boas e prá mim música tem que dizer algo, tem que fazer pensar, fazer sentir...isso faz toda a diferença.
Não vou aqui escrever sobre cada música, mesmo a vontade sendo essa, porque ficaria um post quilométrico...mais do que já está.
Portanto mais que recomendo: ouçam, conheçam...e em breve Tijuquera fará o show para lançar esse trabalho lindo e claro que avisarei aqui.
Por enquanto os cds estão disponíveis no site da banda
http://www.tijuquera.com.br/
O disco 4 dá prá baixar e o 5 para ouvir. Em breve, quando enfim o poder publico pagar o que deve para os artistas que ganharam editais culturais, a banda vai lançar os dois CDs físicos!!! (aliás, uma vergonheira esse atraso no pagamento de editais culturais...vamos aprender a votar).
Parabéns meus amigos, me orgulho de vocês e me sinto lisongeada de poder ouvir música de altissima qualidade graças ao talento de vcs!!! 

5 comentários:

Carla disse...

Fiquei morrendo de vontade, tô abrindo o site correndo pra fazer essa degustação também! Essa manezada só me dá orgulho, cada vez mais.

Anônimo disse...

Bom saber que você gostou... o ato gostar é nossa maior gasolina, é o que nos faz ter mais gosto pela invenção.

obrigado querida
Marcinho

Premdari Julia disse...

A Ligia lavou a alma da manezada fã do Tijuquera!! Disse, com clareza, amor e objetividade tudo aquilo que sempre queremos dizer das produções dessa banda querida e inspirada. Gracias Ligia pela resenha, gracias Tijuquera pela música!!
=)

Julia - Missiv

Dario Silva disse...

Realmente o CD esta ótimo! E ao vivo a banda tem um desempenho cada vez mais impressionante.
Há uns 2 anos eu não assistia a um show deles e fiquei impressionado com o que vi.

Quanto a você, quando lhe vi no célula sabia que já tinha visto em algum lugar só não me toquei aonde.

O texto ficou muito bom. É interessante quando alguém que atua efetivamente na mídia valoriza algum talento local.

Bom. Até mais.

Anônimo disse...

Qualque Verão tah demais!
Quero saber quando eh o proximo show na celula? hein?
Beijao
rafadias.com