Powered By Blogger

terça-feira, 22 de setembro de 2009

O Teatro Mágico!


Foi um banho de energia boa!!!
O show do Teatro Mágico em Floripa lotou o teatro da UFSC, muita gente ficou de fora. Foi uma loucura. Chegamos cedo no local e a fila já estava bombando, um pouco desorganizada, mas sem grandes confusões.
O show começou já passavam das 9 da noite. O público já impaciente.

Segundo a própria trupe " O Teatro Mágico é a história que contamos todos os dias, as escolhas que fazemos em busca dos melhores atos, das melhores melodias, dos melhores personagens que nos compõem, as peças que encenamos e aquelas que nos encerram."
A história do Teatro Mágico começou nos saraus de São Paulo. Fernando Anitelli participava ativamente dos saraus onde se misturava várias manifestações artísticas. A partir daí ele criou o Teatro Mágico que une elementos do circo, teatro e muita música boa. Trabalham com o lúdico para encantar e assim conseguem chamar atenção para o que realmente querem passar.
Hoje o teatro Mágico defende várias bandeiras sociais: desde a consciência ecológica até a liberdade da Internet e o Movimento Música Prá Baixar (MPB).
Gráças a liberdade na internet eles estão se tornando conhecidos no país inteiro sem aparecer no Faustão, sem tocar exaustivamente nas rádios, apenas oferecendo de graça toda a sua produção cultural para download. E nos shows disponibilizam todo o material para a venda a preços acessíveis, mas como fernando falou no show "não tem dinheiro prá comprar, pirateie do seu amigo. Essa é a pirataria saudável." E uma coisa é real: quando você gosta muito de um trabalho, você baixa, copia, mas quando puder, vai comprar o original e tanto isso é verdade que no final do show a lojinha dos produtos do Teatro Mágico estava abarrotada de gente comprando CDs e DVDs.
Conheci o trabalho deles pela internet e me tornei fã pela proposta e pela poesia. Anitelli é um compositor abençoado pela musicalidade e pelas palavras. Escreve coisas como: "Os opostos se distraem/Os dispostos se atraem" , "Acredito que errado é aquele que fala correto e não vive o que diz." "Todo sopro que apaga uma chama/reacende o que for prá ficar".
"Quem tem medo assimila
toda forma de expressão como protesto!"
ou ainda "Só enquanto eu respirar:vou me lembrar de você/só enquanto eu respirar".

No palco, os malabares, o trapézio, o malabarismo no pano tornam o espetáculo ainda mais contagiante. Houve momentos que Gabriela Veiga pendurada nos panos arrancava aplausos da platéia pela beleza dos movimentos em sincronia com a música. A vivacidade dos músicos que dançam o tempo todo, uma banda maravilhosa, vai inundando a platéia.
Em Floripa o público demorou duas músicas para levantar e aí não sentou mais, alias, só sentaram quando Anitelli pediu, fazendo um momento luau. É quando ele sai do palco e vai cantar passeando na platéia.
Foi um show prá ficar na memória e tomara que eles voltem mais vezes!!!
Se você não conhece vai lá no site http://www.oteatromagico.mus.br/novo/
Está tudo lá para baixar.

(em tempo: a foto foi tirada durante a participação do Fernando Anitelli no programa Na Pilha da TVCOM).

2 comentários:

MaryPohl disse...

Olá eu estive no show, e realmente foi o máximo!! Sou fã e amo a trupe!
Queria perguntar e questionar o seguinte.. tinha uma garota no show que estava com uma camera boa e tirou ótimas fotos! Estou a procura dela, as fotos dela são até de poster..eheheh
Então, se alguém souber onde ela postou essas fotos (ela disse que iam pra internet) avisem, divulguem!!
Beijos!

Ligia Gastaldi disse...

também quero saber...