Powered By Blogger

sábado, 26 de abril de 2008

Dia Nacional do Choro em Florianópolis!

Hoje eu tive a honra de apresentar o evento que comemorou o "Dia Nacional do Choro" em Florianópolis. O convite me foi feito pelo idealizador da justa homenagem Luis Sebastião.
O dia nacional do choro é comemorado no dia 23 de abril, data de nascimento de Pixinguinha, um dos nossos maiores "chorões". Se estivesse vivo teria completado 107 anos.
Luis chamou vários grupos e realizou homenagens a quem já fez muito pelo nosso choro e a quem apoia a cultura.
Numa manhã de sol, no vão do mercado público a reunião de algumas gerações de músicos. Encontros de velhos amigos e uma música que segundo Wagner Segura, é a música clássica brasileira. Concordo com ele.
Para homenagear os músicos e apoiadores Luis criou a "Comenda Aldírio Simões", com a devida autorização da família. Aldírio era jornalista que defendia a cultura mané e tinha um jeito todo próprio de conversar com a turminha em seus programas de TV: "Ô meu pombo"!!!
E o primeiro homenageado foi o próprio. Recebeu o troféu o filho dele Sione de Jesus. Outra homenagem "In memorian" foi ao Tião: todos os músicos que tocam samba e choro passam pelo bar do Tião que mesmo depois da morte dele continua gráças ao esforço da família. A neta de Tião, a Cristina recebeu a homenagem.
Os ourros homenageados foram: Mazinho do Trombone, Célio Alves, José Sarda, Nabor Ferreira, Nelson Nogueira Silva, Wagner Segura e os apoiadores Márcio de Souza e Nelsom Rolim de Souza.
Tocaram lá os grupos Ginga do Mané, Trio Sonoroso, Faltando Um, Nó na Madeira,
Portal do Choro, Garapuvu e Banda Compasso Aberto.
O momento especial ficou com as apresentações de Célio Alves, Mazinho do Trombone e José Sardá. Foi lindo ver essa velha guarda do choro na ativa de novo.
Parabéns ao Luis Sebastião e ao Rafinha do Amaro que além de ajudar na organização ainda registrou tudo para o programa de Tv que ele está estreando no canal 20. Dizem que ele está seguindo os passos de Aldírio Simões...então seja bem vindo à classe dos jornalistas em prol da nossa cultural!
Foi um sábado lindo e tomara que tenhamos muitos outros sábados assim nessa ilha maravilhosa!!!

3 comentários:

Fabiano Marques disse...

Eu estive lá tbm. Onde vc estava??? Perdeu de pagar uma rodada pra mim. heheheh
beijo

Tiago Brizolara da Rosa disse...

Olá, Ligia!
A festa estava linda, pena que não pude ficar até o fim.
E tu és muito simpática, agüentar este violonista do Faltando Um falando bobagem não é brincadeira!
Enfim, passei aqui mais pra valorizar mesmo, o choro merece todo nosso carinho!
Parabéns por conduzir a comemoração desse dia tão importante!
E nós aqui nos sentimos mais incentivados a fazer nossa parte - pesquisar, compor e tocar.

Nane - Grupo Portal do Choro disse...

Oi, Lígia,
concorod com os outros, vc é uma simpatia e foi muito bom poder por alguns instantes dividir o palco com vc.
N´so do Grupo Portal do Choro sentimo-nos honrados com o convite do Luís e esperamos poder participar de outros eventos que valorizem nossa cultura mané.
Beijos e até a próxima.
Nane e Portal do Choro