Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de abril de 2022

Grupo Corpo: Primavera e Gira

Que bela noite para estar VIVA!!!
Reencontrar a arte do Grupo Corpo foi um presente para a alma. Os espetáculos desta cia de dança sempre impulsionam sentimentos: vontade de se jogar na vida, sair rodopiando e deixar só o corpo nos levar!
O Grupo Corpo foi fundado em 1975, por Paulo Perdeneiras, em Belo Horizonte. Estreou com o espetáculo "Maria Maria", com música original assinada por Milton Nascimento, roteiro de Fernando Brant e coreografia do argentino Oscar Araiz. 
Eu Vi o Grupo Corpo, pela primeira vez, em um dos Festivais de Dança de Joinville, na década de 90. Eles já eram uma grande atração nacional. Lembro que quando o espetáculo começou eu logo me apaixonei pela linguagem, pela música, pelo enredo, pelos movimentos. Não dá pra explicar, a gente só sente. Desde lá venho acompanhando o trabalho. Para mim, um dos diferenciais do Grupo é a valorização da música brasileira nos espetáculos. Sim, eles passeiam entre o clássico e o popular e o que mais me toca são os espetáculos com trilhas brasileiras.
Foi o caso da dupla apresentação com Primavera e Gira!


PRIMAVERA

A noite começou com o espetáculo "Primavera" uma oração ao recomeço. A alegria dos figurinos criados por Freusa Zechmeister nos leva de forma certeira a alegria da primavera colorida pelas flores. A fonte musical veio do universo infantil do "Palavra Cantada". Rodrigo Perdeneiras escolheu 14 canções de um repertório de 27 anos de carreira Paulo Tatit e Sandra Peres. Essas 14 canções ganharam versão instrumental. Leveza e alegria, esses foram os sentimentos que vieram nos movimentos alegres, emoldurados por saias coloridas ajudando no desenho dos movimentos no ar. 

O espetáculo "Primavera" nasceu em plena pandemia com todas as restrições impostas. No release do espetáculo, Rodrigo Perdeneiras explica :  “Há somente três pas-de-deux. Só se tocam os bailarinos que são casais, vivem juntos” - Agatha e Lucas, Mariana e Elias, Karen e Rafael. “O restante do espetáculo se desenvolve em duos, trios, quartetos e todos mantêm distância entre si; há somente uma cena com oito bailarinos”. Além dos bailarinos, estão no palco duas câmeras pequenas que projetam em uma tela de tule preto, em tempo real, o movimentos dos bailarinos. O efeito dá ainda mais movimento ao espetáculo.  

O Grupo Corpo foi muito feliz em unir as cores da primavera e a leveza do universo musical infantil. Foi um afago: estamos de volta, reconquistando nossa liberdade de viver e conviver!!! 

P R I M A V E R A 

  • Coreografias Rodrigo Pederneiras 
  • Música Palavra Cantada 
  • Cenografia Paulo Pederneiras 
  • Figurinos Freusa Zechmeister 
  • Iluminação Paulo Pederneiras
  • Gabriel Pederneiras Duração: 36 minutos
Projeto viabilizado pela LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA e pela LEI DE INCENTIVO À CULTURA DE MINAS GERAIS. Patrocínio master: INSTITUTO CULTURAL VALE Patrocínio: ITAÚ, ARCELORMITTAL, CEMIG Patrocínio local: INSTITUTO UNIMED-BH Realização: SECRETARIA ESTADUAL DE CULTURA DE MINAS GERAIS, GOVERNO DE MINAS GERAIS, SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO, GOVERNO FEDERAL



GIRA

o nome "Gira" sugere a linguagem da umbanda e candomblé. Mas vai além. O Coreógrafo Rodrigo Perdeneiras se inspirou nos ritos da umbanda, a mais cultuada das religiões nascidas no Brasil, resultado da fusão do candomblé com o catolicismo e o kardecismo. Rodrigo interpreta esse universo com a característica dos movimentos sensoriais aplicada pelos bailarinos. Resultado é um espetáculo forte com 11 temas criados pelo grupo Metá Metá. Entre as vozes presentes nas músicas está a de Elza Soares, impossível não sair da zona de conforto ao ouvir aquela voz incrível sendo embalada por uma coreografia intensa.

O cenário reproduz uma grande caixa e nas laterais e fundo do palco há lugares onde os bailarinos que estão fora de cena se cobrem com um tule preto. o Efeito é forte! Assim como o figurino criado por Freusa Zechmeister: homens e mulheres com dorso nus e uma saia branca. Lindo demais.

GIRA

  • coreografia: Rodrigo Pederneiras 
  • música: Metá Metá 
  • cenografia: Paulo Pederneiras 
  • figurino: Freusa Zechmeister 
  • iluminação: Paulo Pederneiras e Gabriel Pederneiras

Eu amo música e por extensão a dança! O nosso corpo é incrível. O movimento me encanta e ver tudo isso tão bem orquestrado em um só espetáculo dá uma sensação de VIDA! O Grupo Corpo tem uma identidade nos movimentos. Mudam as gerações mas a marca continua a mesma. Os conhecedores de dança identificam a marca da Cia somente pelos movimentos. E um trabalho com identidade tão forte não tem como não ser destaque no mundo!

Parabéns ao Grupo Corpo!

E obrigada Eveline Orth, por resistir em trazer espetáculos tão necessários para Florianópolis! e por me incentivar a voltar a escrever neste bloco! Obrigada minha amiga!

  


Nenhum comentário: