Powered By Blogger

sábado, 23 de abril de 2022

BANDA EXPRESSO RURAL E A DUPLA KLEITON & KLEDIR


Dizem que a música é igual a um perfume: tem o poder de te transportar para momentos marcantes da sua vida. Pois o show desta noite teve o poder de me levar a memórias afetivas da minha vida!

Um set list recheado de sucessos em interpretações lindas.



KLEITON & KLEDIR

Meu primeiro contato com Kleiton e Kledir foi através da obra do grupo que eles tinham na década de 70, Almôndegas. Canção da Meia Noite foi por muito tempo uma das top 10 na minha "playlist". No começo da década de 80, com Almôndegas dissolvida,  os irmãos se lançaram como dupla e aí como não lembrar de sucessos como "Deu Prá Ti", "Festa de São João", "Paixão". Kleiton e Kledir cravaram a marca da, então, nova música gaúcha no cenário nacional.



EXPRESSO RURAL

Já a Expresso Rural tenho uma ligação de admiração pela obra e amizade pelos músicos. Já contei esta história aqui, mas foi com eles que acabei estreando no jornalismo (ainda de forma amadora) quando o "Jornal A Ponte" publicou uma matéria que fiz com mais 3 amigas, uma delas a irmã de Daniel Lucena, Andréa. Acabei me tornando amiga dos integrantes, especialmente do Daniel Lucena por causa da minha amizade com a Andréa.

Daniel é o autor de letras maravilhosas e responsável pelos maiores sucessos da Expresso Rural. Daniel Lucena nos deixou em dezembro de 2020. Um ano após a morte, o livro contando a história da vida dele foi lançado. Felipe Rigon Borba começou a escrever com a colaboração direta do Daniel que chegou a aprovar a versão final. É uma obra que resgata muitos fatos da cultura catarinense através do olhar de Daniel Lucena. Uma bela homenagem. E é bom que se diga que o livro é sobre o Daniel, sua história e visão dele de como tudo aconteceu e não sobre a história da Expresso Rural. Claro que a Expresso está ali, mas com certeza a históri da banda rende outro livro. Digo isso porque ainda tem gente que não entendeu a diferença!

A Expresso seguiu sem ele. Nos últimos anos, Daniel, já estava mais como figurante no palco já que a voz andava bem debilitada. Mas só a presença dele já era suficiente, sempre bem humorado! E ele faz falta!

Atualmente, dos músicos fundadores, apenas Zeca Petry segue na banda. Marcos Ghiorzi já havia deixado a banda, há muito anos, por causa de compromissos particulares. Paulo e Volnei também se afastaram da banda que segue com Ricardo Malagoli na bateria, Jack Moa voz e violão, Robson Dias no baixo e vocais e Luciano Nogueira teclados e vocais. 




No show desta noite o público entendeu como a história da Expresso está entrelaçada com a história de Kleiton e Kledir. Zeca disse que começou a tocar por causa da banda Almôndegas e que ele e Daniel acabaram formando a banda por causa de encontros ao som da música dos gaúchos.

Kledir contou uma história hilária de como surgiu o nome "Almôndegas". Foi em uma noite muito alucinada, no bairro Bom Abrigo, em Floripa. Ele e Gilnei (que também viria a ser integrante da Almôndegas), avistaram uma vaca e entraram numas de fazer uma ópera contando a história da vaca que viraria uma almôndega. E assim surgiu o nome. Eles contando os detalhes foi o momento de risos frouxos na plateia nesta noite!

A verdade é que a dupla acabou conhecendo Zeca Petry em Miami, quando Zeca morou lá. Dali surgiu uma grande amizade e hoje culminou nesse show maravilhoso.

Kleiton & Kledir amam a ilha e fizeram uma música para Florianópolis. Tocaram hoje em primeira mão! Em breve será lançada em parceria com Expresso Rural. (Aliás, vem mais novidades envolvendo a Expresso e um trabalho novo com a assinatura da Orth produções. Aguardem!)

Na noite, houve momentos da dupla, da Expresso e da Almôndegas com a participação do Gilnei no palco. Lindo demais.

O show vai neste sábado para Joinville e domingo para Blumenau.

Super recomendo e espero que eles repitam a dose em Floripa.

Um encontro maravilhoso da música do sul do país. Rio Grande do Sul e Santa Catarina no palco. Artistas que espalharam sucessos e a  boa música por aí. Muitas histórias contadas entre uma música e outra. Um astral maravilhoso.

Parabéns amigos!!!!

Parabéns Eveline Orth, por mais um show espetacular!


Nenhum comentário: