domingo, 27 de novembro de 2011

Terceiro e ultimo dia da Maratona Cultural!

                                  TAC - lotado
                                                    Foto:divulgação 

 O terceiro e ultimo dia da maratona Cultural de Florianópolis registrou mais uma vez teatros lotados, praças cheias e uma movimentação que nunca se viu na capital catarinense.



                                           Centro da cidade lotado
                                              Foto: divulgação

Difícil foi conseguir assistir a tudo e essa é a beleza da Maratona: opções de sobra!


                                 Mercado Público: samba e arte circense
                                       Foto: Divulgação


Os moradores do Ribeirão da Ilha se emocionaram com os espetáculos. Em Santo Antônio, os moradores do lugar e aqueles que aproveitam o fim de semana para passear por lá também encheram a praça.

                   

                                  Teatro na Lagoa
                                  Foto: Divulgação



Na lagoa, sob um sol escaldante, Gente da Terra cantou Florianópolis.

                                  Gente da Terra
Teve ainda comédia, teatro e mais música e o astral da lagoa foi especial.


Arte na lagoa

No Palácio Cruz e Sousa o piano fez a festa no pátio do Museu. foi emocionante.


                                      Projeções na cidade
                                       Foto: divulgação

Por fim na beira mar mais shows de forró, sertanejo, o hilário André Silveira e seu cobrador no stand up fizeram todos cair na gargalhada! O show de encerramento foi com Paulo Miklos e o Quinteto em Preto e Branco interpretando Noel Rosa.


                         Foto: Adriana Krauss

Um show surpreendente, maravilhoso!
A obra de Noel Rosa ficou ainda mais linda na voz de Miklos.


Foto: Adriana Krauss

Um belíssimo público foi lá conferir.
Paulo elogiou muito o evento e desejou: "Espero que vocês se viciem na Maratona como São Paulo se viciou na Virada Cultural" Com certeza vamos viciar Paulo.


Paula e Heitor: os grandes responsáveis pela Maratona
Foto: Adriana Krauss


A equipe da Maratona chegou ao fim exausta mas feliz por tudo ter funcionado muito bem. Um trabalho competente que deu gosto de ver! Parabéns a Paula Borges e Heitor Lins donos da Harmônica: o sonho de vocês se realizou com louvor e já podemos dizer que veio pra ficar!
O que mais me emocionou? Ver a alegria das pessoas nos lugares dos espetáculos. Hoje pela manhã encontrei muita gente no Parque de Coqueiros e todos felizes, satisfeitos e orgulhosos da nossa arte.


Turma do Papum no Parque de Coqueiros
Foto: Divulgação

A Maratona tem a grande missão de criar a cultura da cultura local. Não é uma tarefa fácil, mas pelo que aconteceu nesta primeira edição posso dizer que a tarefa está muito bem encaminhada.  Precisamos conhecer nossa produção cultural para saber valorizar e tenho certeza que o público só vai aumentar.

Como bem disse Marcos Espíndola em seu Blog Contraversão "A Maratona Cultural não só foi um sucesso, como provou que R$ 1,4 milhão saiu barato frente ao resultado social e a satisfação popular que gerou _ esta socialmente imensurável. E fez cair por terra o ceticismo teimoso sobre o potencial da produção local e receptividade do público para sustentar mais de 30 horas de atividades. A presença dos artistas locais na agenda foi hegemônica, com uma ocupação de 95%. Perdeu seu tempo quem ficou em casa. "


Marquinhos e Ana registrando tudo

É isso, a Maratona Cultural de Florianópolis foi um tapa na cara daqueles que só sabem desistir, não acreditar e procurar o lado ruim das coisas. Daqueles que achavam "delírio" um evento como este ter êxito em Florianópolis e provou que quando se faz bem feito, com organização e seriedade não tem como dar errado.

Não precisou de nenhum "Mega Show" para ter público. As atrações nacionais foram shows conceituais onde o maior trunfo foi a história e qualidade da música brasileira. E é assim que se faz cultura.
Agradeço aqui mais uma vez a Paula e Heitor por me convidarem a participar desse momento tão lindo da cultura catarinense que tanto amo!
Ao governo do Estado por ter bancado essa overdose de cultura. Parabéns a todos e vamos pensar na próxima certo Paula e Heitor? Bora....



                       

sábado, 26 de novembro de 2011

O segundo dia da Maratona Cultural...sucesso!!!!

O segundo dia da Maratona Cultural foi um sucesso! Lindo ver essa cidade se movimenatndo ao som da cultura local!

                               Anoitecer lindo na Lagoa, com a praça lotada!

Infelizmente não tive como ir a tudo, impossível né? Mas comecei minha maratona pela lagoa. No caminho passamos, eu e minha amiga Eveline, pela beira mar, e lá estava o clube da Luta All stars. Chegamos na lagoa e estava começando o show da Tijuquera.
                                  Tijuquera com participação de Luana Laus

Muito bom vê-los no palco de novo depois de tanto tempo sem um show dessa turminha boa. A praça já estava enchendo e era fim de tarde, 17 hr. Bonito de ver famílias inteiras ali na praça curtindo o som da ilha.
Depois uma pausa e entra Moraes Moreira.


A praça lotada e Moraes relembrando o disco "Acabou Chorare" já considerado por muitos críticos musicais como um dos melhores trabalhos da música popular brasileira. O disco completa 40 anos e Moraes montou um show para comemorar a data.


O público cantou junto todas as músicas o que prova que música boa atravessa gerações.
No fim Moraes agradeceu muito poder participar da Maratona Cultural e falou "Estava conversando com o secretario de cultura: o turista que chega na ilha tem que saber apreciar não só o mar, mas a cultura local. E o legal desse evento é que ele está mostrando isso. Aposto que muitos de vocês também estão tendo a oportunidade de conhecer a cultura de vocês. Parabéns e muito obrigada por tudo Florianópolis." 


Concordo plenamente: Floripa não é só mar, é cultura também e temos que mostrar isso e nos orgulhar da nossa produção cultural. Foi emocionante!!!!
No fim a praça levantou poeira com os clássicos de Moraes Moreira...sucesso!

Lá fiquei sabendo que os teatros,TODOS, ficaram lotados nesse segundo dia de maratona. Muita gente não conseguiu entrar porque tudo já estava cheio.
No centro, cinema ao ar livre e música também lotaram os espaços. Mais de MIL pessoas foram ver o samba no mercado público. Coisa linda!
Por fim parei na beira mar a tempo de ver Carlos Trilha, num belíssimo show de música eletrônica.


Aliás, na beira mar foi o único lugar que não lotou hoje, talvez porque o público tenha preferido ficar no seu bairro prestigiando outros palcos da Maratona, estes sim lotaram.
Agora a noite, lotação também no Floripa Instrumental que reune grandes feras da música como Toninho Horta!
Também está rolando música agora na Célula Cultural...bora!
E como é bom circular pela cidade e ver palcos montados, shows acontecendo, movimentação na frente dos teatros...lindo!
O evento veio prá ficar. O secretário de Cultura Cesar Souza Jr me falou ontem "este evento não sai mais do nosso calendário". Coisa boa Secretário....parabéns!
Agora é descansar porque amanhã tenho outra via sacra pelos eventos da maratona fechando na beira mar com Paulo Miklos, show imperdível do Titã solo!
E vamos assim fazendo história!

E começou a Maratona Cultural!!!!!


Hoje foi a noite de abertura da Maratona Cultural de Florianópolis!
Um sonho....três dias de cultura de graça em parques, praças, escadarias, teatros, galerias, ruas de Floripa. TUDO sem pagar nada!

                           Foto: Adriana Krauss

A noite de abertura foi na Avenida Beira Mar Norte com Darci e Bilica dando as boas vindas de forma hilária ao público. 
Depois Dazaranha mandou ver. O show do Daza é sempre um banho de energia com o público cantando junto, pulando.


                           Foto: Adriana Krauss

Saiu o daza e entrou o maracatu do Arrasta Ilha...lindo! Intevenção de artistas circenses... malabares com fogos. Bonito de ver.
E por fim o baile do Simonal com Max de Castro e Simoninha colocando todo mundo pra dançar!!!
Um público enorme já no primeiro dia deixa claro que este tipo de evento é muito bem vindo!
Sou obrigada a elogiar o Secretário Cesar Souza Jr que encampou o projeto da Harmônica e fez a Maratona virar realidade. Uma grande inciativa pela cultura do nosso Estado.
Até domingo vai haver atrações em todos os cantos da capital catarinense. Quem nunca entrou num teatro vai ter essa oportunidade porque tudo vai estar acessível, de portas abertas.
Os shows ao ar livre vão acontecer na pracinha da Lagoa, de Coqueiros, de Santo Antônio de Lisboa, do Ribeirão da Ilha, na Escadaria do Rosário e muito mais. Galerias de arte com exposições, teatros ... é só se programar. Dá pra passar o dia e a noite respirando cultura e se surpreendendo com a produção cultural da nossa terra.
Impossível colocar a programação toda aqui portanto vai lá no site www.maratonacultural.com e faça seu roteiro. Saia de casa e vá ver o que seu vizinho está fazendo...vai valer à pena.
Parabéns a Harmônica pela organização do evento. Estrutura belíssima e uma equipe afinada trabalhando muito!

                  Com Heitor, um dos organizadores  
                        Foto: Adriana Krauss


Me orgulho de fazer parte disso tudo. Obrigada Paula e Heitor pelo convite e parabéns pela ideia e coragem de colocar tudo isso em prática!
Nossa cultura merece!
Amanhã tem mais...eu vou circular...quero ver o máximo que eu puder porque a cultura faz bem a alma!
Salve......

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Where is My Heart - Jordana Pires

Sempre falo para a Jordana Pires: tens que investir na tua carreira de cantora...tens que fazer shows!
E ela fica guardando esse talento todo pra ela!
Agora Rafael Dias revela, em uma direção maravilhosa, esse talento em clipe!
Tomara que sirva pra essa moça ocupar seu espaço no palco!
Bora Jô????

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Maratona Cultural é realidade em Florianópolis!



Hoje foi um dia especial para a cultura em Santa Catarina: foi lançada a primeira Maratona Cultural!
O evento é a realização de um sonho da Harmônica Arte e Entretenimento. Paula Borges e Heitor Lins seguem anos trilhando esse sonho e agora com a parceria do Florianópolis Convention & Visitors Bureau e apoio precioso do governo do Estado na pessoa do Secretário do Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Junior a Maratona saiu do papel.
Vão ser três dias ( 25, 26 e 27 de novembro) de cultura gratuita nas praças, ruas, teatros de Floripa! Que coisa boa!!!!
Prá se ter uma ideia da grandiosidade do evento, até agora, estão confirmadas 200 apresentações artísticas: 50 shows de música, 42 peças de teatro, 25 apresentações de dança, 30 artistas circenses, 30 filmes, 15 artistas plásticos além de manifestações como grafite, intervenções urbanas, folclore. Mais de 600 artistas envolvidos...e o que é mais legal: 48 horas de cultura gratuita para o público.  De norte ao sul da ilha vamos ter apresentações...Santo Antônio de Lisboa, Ribeirão da ilha, centro, teatros, galerias...tudo tomado pelos nossos artistas. 23 locais de apresentação!
Costumo dizer que a gente só valoriza o que conhece e, na minha opinião, Santa Catarina pouco se conhece culturalmente por isso um evento como a Maratona é tão importante! Com certeza muita gente vai se surpreender com a qualidade da produção catarinense quando o assunto é cultura.
Tô muito feliz e honrada em estar na curadoria desse evento. E agradeço demais à confiança da Harmônica em ter me feito esse convite.
A partir de hoje a programação vai estar no site www.maratonacultural.com
Hoje, durante a abertura, o secretário Cesar Souza Jr já prometeu que a maratona não sai mais do calendário da cultura do nosso Estado. E a ideia é levar também o evento para Joinville, Blumenau, Lages, Criciuma, Chapecó...muito bom!   
Parabéns ao Governo que está investindo num evento grandioso como este!
Agora é esperar para conferir "in loco".
É a nossa cultura ocupando espaços!