Powered By Blogger

domingo, 27 de novembro de 2011

Terceiro e ultimo dia da Maratona Cultural!

                                  TAC - lotado
                                                    Foto:divulgação 

 O terceiro e ultimo dia da maratona Cultural de Florianópolis registrou mais uma vez teatros lotados, praças cheias e uma movimentação que nunca se viu na capital catarinense.



                                           Centro da cidade lotado
                                              Foto: divulgação

Difícil foi conseguir assistir a tudo e essa é a beleza da Maratona: opções de sobra!


                                 Mercado Público: samba e arte circense
                                       Foto: Divulgação


Os moradores do Ribeirão da Ilha se emocionaram com os espetáculos. Em Santo Antônio, os moradores do lugar e aqueles que aproveitam o fim de semana para passear por lá também encheram a praça.

                   

                                  Teatro na Lagoa
                                  Foto: Divulgação



Na lagoa, sob um sol escaldante, Gente da Terra cantou Florianópolis.

                                  Gente da Terra
Teve ainda comédia, teatro e mais música e o astral da lagoa foi especial.


Arte na lagoa

No Palácio Cruz e Sousa o piano fez a festa no pátio do Museu. foi emocionante.


                                      Projeções na cidade
                                       Foto: divulgação

Por fim na beira mar mais shows de forró, sertanejo, o hilário André Silveira e seu cobrador no stand up fizeram todos cair na gargalhada! O show de encerramento foi com Paulo Miklos e o Quinteto em Preto e Branco interpretando Noel Rosa.


                         Foto: Adriana Krauss

Um show surpreendente, maravilhoso!
A obra de Noel Rosa ficou ainda mais linda na voz de Miklos.


Foto: Adriana Krauss

Um belíssimo público foi lá conferir.
Paulo elogiou muito o evento e desejou: "Espero que vocês se viciem na Maratona como São Paulo se viciou na Virada Cultural" Com certeza vamos viciar Paulo.


Paula e Heitor: os grandes responsáveis pela Maratona
Foto: Adriana Krauss


A equipe da Maratona chegou ao fim exausta mas feliz por tudo ter funcionado muito bem. Um trabalho competente que deu gosto de ver! Parabéns a Paula Borges e Heitor Lins donos da Harmônica: o sonho de vocês se realizou com louvor e já podemos dizer que veio pra ficar!
O que mais me emocionou? Ver a alegria das pessoas nos lugares dos espetáculos. Hoje pela manhã encontrei muita gente no Parque de Coqueiros e todos felizes, satisfeitos e orgulhosos da nossa arte.


Turma do Papum no Parque de Coqueiros
Foto: Divulgação

A Maratona tem a grande missão de criar a cultura da cultura local. Não é uma tarefa fácil, mas pelo que aconteceu nesta primeira edição posso dizer que a tarefa está muito bem encaminhada.  Precisamos conhecer nossa produção cultural para saber valorizar e tenho certeza que o público só vai aumentar.

Como bem disse Marcos Espíndola em seu Blog Contraversão "A Maratona Cultural não só foi um sucesso, como provou que R$ 1,4 milhão saiu barato frente ao resultado social e a satisfação popular que gerou _ esta socialmente imensurável. E fez cair por terra o ceticismo teimoso sobre o potencial da produção local e receptividade do público para sustentar mais de 30 horas de atividades. A presença dos artistas locais na agenda foi hegemônica, com uma ocupação de 95%. Perdeu seu tempo quem ficou em casa. "


Marquinhos e Ana registrando tudo

É isso, a Maratona Cultural de Florianópolis foi um tapa na cara daqueles que só sabem desistir, não acreditar e procurar o lado ruim das coisas. Daqueles que achavam "delírio" um evento como este ter êxito em Florianópolis e provou que quando se faz bem feito, com organização e seriedade não tem como dar errado.

Não precisou de nenhum "Mega Show" para ter público. As atrações nacionais foram shows conceituais onde o maior trunfo foi a história e qualidade da música brasileira. E é assim que se faz cultura.
Agradeço aqui mais uma vez a Paula e Heitor por me convidarem a participar desse momento tão lindo da cultura catarinense que tanto amo!
Ao governo do Estado por ter bancado essa overdose de cultura. Parabéns a todos e vamos pensar na próxima certo Paula e Heitor? Bora....



                       

Nenhum comentário: