quarta-feira, 28 de abril de 2010

Projetos independentes - Art Project!

Tenho recebido várias dicas e sons que começam a surgir pela ilha. Vou falar de alguns projetos aqui e o primeiro deles é uma dica da Marina Moura,  o "Art. Project" . Primeiro ponto positivo do projeto é a organização. Estão com um site bem elaborado http://www.artprojectfloripa.com/fr_home.cfm
Ali fica claro que é uma turma que une surf e música! A idéia é audaciosa: espalhar música pelo planeta.
Desde janeiro de 2009 essa turminha disponibiliza suas músicas na internet para que sejam baixadas de graça. Isso é muito bom, garantir acesso para conhecimento e disseminação.
A banda Art Project ensaia no estudio do Tobias(batera), que é na verdade um estúdio de gravação profissional, onde até mesmo o D2 já gravou! E o som deles tem tudo a ver com Marcelo D2.
Segundo Marina, "o nome do estúdio é território da Lola, que é a cachorra que mora lá!"
A música da banda foi usada no novo vídeo do Trekinho, surfista profissional.

http://www.youtube.com/watch?v=hIb2SCV_oCo&feature=player_embedded

A Art Project é formada por Tobias-bateria, Higor-baixão (Tobias e igor são irmãos e donos do estúdio),
Bruno Marques -vocal, Elias-violão e violino,Gabriel Gontijo-guitarra e vocal (que também tem uma banda em Nova York chamada Malandro , e assina boa parte das composições do ART e também da Malandro!
Contam também com Gabriel, que morou em N.Y. mas vem ao Brasil desde 94 de lá pra cá veio 1 vez por ano nas férias e ta residindo aqui desde 2007 .
Para quem gosta de surf e hip hop é uma boa pedida!!!
Vai lá no site e conheça o trabalho da turma...eles sempre estão aprontando umas festas no Território de Lola, o que deve ser um agito!!!!
E parabéns pela organização.

sábado, 24 de abril de 2010

Música Independente na novela da Globo!!!

Momento emocionante para quem acredita na música independente!
Ver O Teatro Mágico na novela nobre da Rede Globo é o resultado de um trabalho que conseguiu esse reconhecimento pelo talento e pela força do público.
Apoiados pela Internet, essa trupe conseguiu se posicionar no mercado com um trabalho sincero.
Sempre criticando a política do jabá, conseguiu estar lá sem pagar um centavo...e vamos combinar que ver a trupe cantando "Pena" no horário nobre foi foda!!!

"O poeta pena quando cai o pano
E o pano cai
Um sorriso por ingresso
Falta assunto, falta acesso
Talento traduzido em cédula
E a cédula tronco é a cédula mãe solteira
O poeta pena quando cai o pano
E o pano cai
Acordes em oferta, cordel em promoção
A Prosa presa em papel de bala
Música rara em liquidação" (...)

Música essa que nasceu da inspiração de Maíra Viana e Anitelli em dias dificeis quando moedas eram contadas para pagar o som. Por isso a emoção de ver a cena na novela com as meninas dançando no pano, as caras pintadas do TM. Vitória!!!
Jaime Monjardim é um diretor que merece nosso reconhecimento por trabalhar pela arte. Sempre, nas novelas que dirige, ele coloca artistas ao vivo em vários momentos da trama. São essas pessoas que fazem a diferença na democratização da cultura.
Eu como otimista de plantão, acredito que arte prevalece, sempre... mas há que ter muita perseverança.
Parabéns ao Teatro Mágico, Parabéns ao Jaime Monjardim.
E que venham outras vitórias pela música boa!!!!

Prá quem não viu a novela, aqui está uma parte
http://www.youtube.com/watch?v=zALJzCj2tsM

E Prá quem ainda não conhece o TM acessa aí tudo livre prá baixar
http://oteatromagico.mus.br/

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Teatro Mágico na novela da Globo!!

Hoje acompanhei uma discussão no Twitter que sempre me deixa muito "de cara" com as pessoas que lutam pela liberdade, pela música boa ocupando espaços importantes.
A discussão aconteceu porque  "O Teatro Mágico" vai participar da novela "Viver a Vida" da Rede Globo. Olha que massa...o TM ocupando espaços importantes...e aí vem aquela visão radical "Ué, mas o TM não prega a música livre, não é contra a massificação da Rede Globo? Estão traindo o discurso, estão traindo o movimento!", me desculpem mas esta é uma visão simplista, estreita da coisa!
Se os caras foram convidados tem mais é que ir e mostrar para esse publico monstro o que eles fazem. Se estivessem comprando este espaço, sim, aí eles estariam indo contra a todo o discurso.
Ser convidado e aceitar não é "trair o movimento" é sim ver ali uma arte sendo valorizada. É ver uma grande mídia reconhecendo o valor do trabalho feito com muita sinceridade e coerência.
Reclamar sentado no sofá e não fazer nada é ter medo. É não crescer.
Vitoria a um trabalho independente, é assim que vejo o convite feito ao TM e ser coerente ao discurso é ocupar os epaços sim.
Triste é essa mania de criticar e se omitir. Se há uma reclamação de que a grande mídia NUNCA abre espaço pior é se negar quando o espaço é aberto.
Hummm então se convidarem para ir ao Faustão eles devem ir? Sim, devem ir e mandar o recado...essa é a amadurecência da coisa.
Porque criticar a falta de espaço e se negar a ele quando é aberto isso sim é burrice, isso sim é trair o discurso!!!!
Parabéns ao TM.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Niver da Eveline com a Banda Dazaranha!!!

Tem coisas nem uma palavra consegue decifrar....

Então, acabei de chegar de mais um show da banda Dazaranha no John Bull e sempre é uma noite emocionante...hoje foi uma noite mais que especial porque comemoramos o aniversário da minha grande amiga/irmã Eveline Bittencourt, com direito a parabéns da banda e abraços...muitos abraços.
Estiveram lá Paulinha, Israel, Regis, Vicente e Gabriela, Robinho além de euzinha e Raquel (amigas de décadas)!
Amizade é o maior tesouro que podemos ter nessa vida e sou muito feliz por ter amigos especiais!!! por isso comemorar aniversário de um deles é sempre uma noite especial.
Eu, Eveline e Raquel somos amigas de longa data e por mais que a vida muitas vezes tenha nos distanciado nunca deixamos de ter esse sentimento que sempre nos uniu. Sem cobranças, sem exigencias, simplesmente um sentimento! Isso é fantástico!!!
E comemorar tudo isso ao som da banda Dazaranha foi um privilégio!
Esses meninos são especiais porque sempre são verdadeiros no palco. Com bar lotadaço ou não fazem o show com a mesma garra e energia...é lindo de ser ver. É o que e sempre falo: posso ver esse show milhões de vezes, sempre vou me emocionar...sempre!
Música é uma dádiva, invejo quem tem esse dom e por isso sou tão fã de quem faz a boa música!
Parabéns a Eveline, iniciastes o teu novo ano muito bem, inlcuisve colocando prá fora o que não presta (piada interna rsrsrsrs).
Robinho, obrigada pela escolta e parceria nas paradas estratégicas rsrsrsrs
Moriel: és um monstro! sou fã!!!
E que venham novas emoçoes!!!!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Feriado com chuva e música!




Hoje o dia está para esta música!

"Procuro a solidão
Como o ar procura o chão
Como a chuva só desmancha
Pensamento sem razão
Procuro esconderijo
Encontro um novo abrigo
Como a arte do seu jeito
E tudo faz sentido
Calma pra contar nos dedos
Beijo pra ficar aqui
Teto para desabar
Você para construir"
                    Esconderijo - Ana Cañas

[Conheci o trabalho de Ana com o Cd "Amor e Caos", não gostei muito não. O segundo Cd "Hein?" ainda não conheço bem, mas parece com mais pegada... voz dela é linda! e hj o dia aqui em casa tá prá ela.]

segunda-feira, 19 de abril de 2010

sábado, 17 de abril de 2010

Sabonetes!!!!




Já assisti a alguns shows dessa banda. E sempre são muito bons!
E essa música em especial é linda!!!
Vai lá no site da banda e conheça...vale à pena
http://www.sabonetes.net/

Hotel

Roupas no varal
Chuva de verão
Dias soltos no quintal
Vào me dando a direção
Se você perguntar o que eu fiz
Se você quer saber o que eu quis
Ah, o tempo passa, eu penso demais
Pra dizer ao vento o que me satizfaz
E eu minto
Quartos de hotel
Há alguém que se perdeu
Se você perguntar o que eu fiz
Se você quer saber o que eu quis
Ah, o tempo passa, eu penso demais
Pra dizer ao vento o que me satisfaz
Tanto faz
O tempo passa, eu penso demais
Pode ser que eu tenha te deixado pra trás
E eu sigo
E eu minto
E eu sinto
Se você perguntar o que eu fiz
Se você quer saber o que eu quis
Ah, o tempo passa, eu penso demais
Pra dizer ao vento o que me satisfaz
Tanto faz
O tempo passa, eu penso demais
Pode ser que eu tenha te deixado pra trás
E eu sigo

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Um ano de ParedãoContracapa na Atlântida FM!

Então...semana passada, no sábado, participei do programa ParedãoContracapa, ao vivo na Atlântida FM.
Foi um festerê, estavam lá também Jô Pires e Padilha e ainda a banda Dazaranha cantando ao vivo, com direito a bolo e balões no estudio!!!
Bola abriu o programa falando que quando começaram vários comentários do tipo: "tá e vcs vão fazer um programa de uma hora na Atlântida para tocar somente Dazaranha???" isso porque para muita gente a música catarinense se resume a Dazaranha, Iriê e John Bala Jones. Aí, provocação feita ele pensou: não vamos tocar Daza...rsrsrs...segundo Marquinhos no segundo programa já rolou Daza sim, mas o que Bola queria dizer é que hj Santa Catarina tem muitas outras coisas acontecendo e um programa de uma hora com som daqui vingaria sim e vingou! Ainda bem!!!
Hj o programa recebe material do estado inteiro, e material bem gravado com qualidade que rola no programa e algumas coisas acabam sendo inseridas na programação.
Dazaranha é sim uma referência e sempre vai ser porque deu certo, porque hj seus integrantes vivem da música que fazem e quem conhece sabe que a energia deles no palco é algo divino mesmo! Portanto, nada mais justo tê-los aos vivo no programa que comemorou UM ano de Paredão no ar!
Parabéns ao programa, ao Marquinhos e ao Bola. Essa é uma vitória de um mercado que vem crescendo, que ainda precisa sim se firmar e um programa assim é necessário.
Que venham outras inciativas e que os catarinenses aprendam a ter orgulho da música feita aqui! Aí sim, teremos ainda mais espaço, ainda mais reconhecimento e ainda mais trabalhos bons.
Temos várias coisas acontecendo.
Recentemente teve a entrega do prêmio Vávula Rock, uma belíssima iniciativa que vai crescer muito ainda.
Dia 22 de maio vai rolar mais um evento a "Opa Music" na célula cultural.
Tem bandas lançando novos trabalhos, como a Tijuquera que já comentei aqui.
Recentemente foi lançado o clipe da Superpose, Iriê ta lançando novo trabalho, tem o DVD do Daza que em breve deve sair, tem shows rolando, tem Janete e Joel finalizando o DVD deles...tem muito mais porque a música não pára!!!
Então vamos abrir os olhinhos e os ouvidos para o que tá rolando em terras catarinas, digo que vale à pena!!!

sábado, 10 de abril de 2010

Noticias da banda Aerocirco!!!!

Recebemos e-mail do Guitarrista da Banda Aerocirco já com ótimas novidades de Sampa.
Tomo a liberdade de transcrevê-lo aqui na íntegra:

"Salve pessoal, aí vai mais um email com notícias aqui de Sampa.
Essa semana confirmamos nosso primeiro show aqui na terra da garoa. Será dia 1º de maio, no Dissenso, um espaço cultural muito legal que tem aqui, e onde teremos a companhia dos nossos amigos do Nevilton dividindo o palco conosco.
Ontem tivemos uma reunião na produtora DMP e foi oficializado nossa participação nos projetos da produtora, de onde sairá o primeiro DVD do Aerocirco. O projeto já está aprovado na Lei Rouanet e agora vamos atrás da captação dos investimentos (empresas parceiras, aqui estamos!!!). O DVD será gravado ou em Florianópolis ou em São Paulo, depende de como rolarem as coisas.
As coisas aqui andam rápido, e conseguimos marcar algumas reuniões com produtores importantes para mostrar o novo disco que já temos gravado.
Já entramos em contato também com várias casas de show e novas datas devem ser anunciadas em breve na nossa agenda.
Ontem recebemos o pessoal do Rocknova, nossos parceiros de Belo Horizonte, aqui em casa. Eles vieram participar da Gol Fest, que rola no sambódromo paulista, sendo eleitos para participar com o sucesso obtido na votação que definiu os artisas que abrem o evento.
No mais, tudo vai bem. Nos adaptamos facilmente a vida paulistana e o GPS tem sido nosso grande guia. A correria é grande, mas se quiséssemos sossego estaríamos agora no Ribeirão da Ilha, tomando uma gelada na casa do Henrique.
Grande abraço a todos e esperamos notícias e visitas de vocês!
Maurício"
 
Ainda foram selecionados para o site Slap da SomLivre. Então vai no http://www.slap.mus.br/?447/radar/
e vota muito para que SC tenha visibilidade
 
 
Outro voto importante é no site da Multishow. Indique Aerocirco para as categorias revelação e experimente!!!
Semana que vem estréia do blog da banda no portal MTV.
E no mais, alô empresas catarinenses...que tal cravar seu nome na carreira desta super banda Catarinense??? Bora lá patrocinar o primeiro DVD da Aerocirco...sinto cheiro de sucesso no ar!!!!
E é isso: trabalho+talento= a mais trabalho e sucesso hehehehehe....
Saudades dos amigos, mas a vibração aqui continua a mil!! Sorte cacalhada!!!!

domingo, 4 de abril de 2010

Tijuquera em dois CDs!!!!

Estou aqui ouvindo os dois novos CDs da banda Tijuquera, sim demoraram prá lançar, mas lançaram dois de uma vez só...e como é bom ter coisa nova dessa turminha que faz música boa!
Não sou crítica musical e nem tenho pretensão de ser, meu termômetro para saber se um novo trabalho me seduz é aquela vontade de ouvir tudo...sem ficar naquela de passar faixa-a-faixa rapidinho. E com os dois CDs foi assim...ouvi tudo sem a mínima vontade de passar adiante...fui digerindo...um prazer fantástico de estar ouvindo músicas lindas! E melhor ainda é saber que essa turminha é da nossa terra, do meu convívio, vontade de abraçar a cada um deles e dizer: vcs são foda!

O disco 4, Rocksteady, é uma grande homenagem ao grande poeta manezinho Moriel Da Costa ( Dazaranha). Sou fã.
Quando eu ouvi "Cama Brasileira", no CD Tribo da Lua do Dazaranha pensei: pronto, Moriel não precisa compor mais nada...já fez a obra prima!!! Mas ainda bem que ele não me ouviu, porque já fez tanta coisa boa no Daza que considero ele um dos maiores poetas manés! Aí vai o Marcinho e vasculha o baú deste meu ídolo e descobre outras tantas obras primas que estavam lá quietinhas e a Tijuquera transforma isso em uma bela homenagem!!!
"Insônia", eu já conhecia na gravação feita por Bilu e na voz do DaVila ficou lindaaaa: [Insônia prá sonhar é bom/É o sinal de que o amor chegou.]
E aí tem outras 7 maravilhas de Moriel, em "Isca": [O que você me falou me fez pensar/e acreditar que a vida é boa/viola tem boca/cabocla tem boca/toda mulher é sereia/somos isca em alto mar.] 
Em "Birutas" a tradução do que virou nossa ilha, outra obra prima do Moriel; [A bruxa faz uma bagunça/ e diz que é festa/na cabeceira da terceira fila de faróis/e a capital que só cresce/na vazante da maré/esquece a restinga e zoa (...)  ilha da magia faz um truque/despolui a lagoa/tão roots, tão fina/tua população não pára de chegar/qualidade de vida afundando com a ilha].
Tudo isso com arranjos lindos, modernos... ainda tem "Banho de mar", "Só o amor" em parceria com Cleo Borges, Sem Saída, Tira o sapato Bota a Meia ", "Cassimiro" cada uma com poesia pura!!! Deste Cd as únicas músicas que não são de Moriel são as regravações de "Passinho" e "Água tá Clara", (as duas do DaVila), com os  novos arranjos já apresentados nos shows ao vivo! Emília Carmona divide os vocais, lindamente, em Passinho!!! 


No CD 5 composições de DaVila, Neno Miranda, Rodrigo Poeta, Andrey Fernandes e a presença de convidados nos vocais:
Fábio Della (Aerocirco) canta com DaVila a belíssima música de Neno Miranda "Qualquer Verão" [porque não pegar em sua mão/e seguir sem direção/até o fim]. Segundo o Marcinho me falou, quando Della foi colocar a voz, as luzes do estudio foram apagadas..e olha, a interpretação do Della está divina!
Em "Musculo" de Andrey fernandes e Rodrigo Poeta quem arrasa é Emília Carmona...minha nossa minha amiga, estás cantando muitooooo e a letra gostosíssima [É dentro desse corpo/no lado esquerdo do peito/esse músculo sem osso/esse que me causa aperto/é no vicio desse olho/a imagem do desejo/é na iris desse gosto/o sabor mais perfeito/todas as vezes que eu saio e te deixo/todas as vezes que eu não quero te deixar/todas as vezes que eu calo e me queixo/todo esse tempo que eu passo em pensamento/todo esse tempo querendo te buscar/todo esse tempo sem teu alento]..ái..ái...
Enfim...poderia colocar todas as letras dos dois discos aqui...porque são muito boas e prá mim música tem que dizer algo, tem que fazer pensar, fazer sentir...isso faz toda a diferença.
Não vou aqui escrever sobre cada música, mesmo a vontade sendo essa, porque ficaria um post quilométrico...mais do que já está.
Portanto mais que recomendo: ouçam, conheçam...e em breve Tijuquera fará o show para lançar esse trabalho lindo e claro que avisarei aqui.
Por enquanto os cds estão disponíveis no site da banda
http://www.tijuquera.com.br/
O disco 4 dá prá baixar e o 5 para ouvir. Em breve, quando enfim o poder publico pagar o que deve para os artistas que ganharam editais culturais, a banda vai lançar os dois CDs físicos!!! (aliás, uma vergonheira esse atraso no pagamento de editais culturais...vamos aprender a votar).
Parabéns meus amigos, me orgulho de vocês e me sinto lisongeada de poder ouvir música de altissima qualidade graças ao talento de vcs!!!