Powered By Blogger

sábado, 26 de abril de 2008

Dia Nacional do Choro em Florianópolis!

Hoje eu tive a honra de apresentar o evento que comemorou o "Dia Nacional do Choro" em Florianópolis. O convite me foi feito pelo idealizador da justa homenagem Luis Sebastião.
O dia nacional do choro é comemorado no dia 23 de abril, data de nascimento de Pixinguinha, um dos nossos maiores "chorões". Se estivesse vivo teria completado 107 anos.
Luis chamou vários grupos e realizou homenagens a quem já fez muito pelo nosso choro e a quem apoia a cultura.
Numa manhã de sol, no vão do mercado público a reunião de algumas gerações de músicos. Encontros de velhos amigos e uma música que segundo Wagner Segura, é a música clássica brasileira. Concordo com ele.
Para homenagear os músicos e apoiadores Luis criou a "Comenda Aldírio Simões", com a devida autorização da família. Aldírio era jornalista que defendia a cultura mané e tinha um jeito todo próprio de conversar com a turminha em seus programas de TV: "Ô meu pombo"!!!
E o primeiro homenageado foi o próprio. Recebeu o troféu o filho dele Sione de Jesus. Outra homenagem "In memorian" foi ao Tião: todos os músicos que tocam samba e choro passam pelo bar do Tião que mesmo depois da morte dele continua gráças ao esforço da família. A neta de Tião, a Cristina recebeu a homenagem.
Os ourros homenageados foram: Mazinho do Trombone, Célio Alves, José Sarda, Nabor Ferreira, Nelson Nogueira Silva, Wagner Segura e os apoiadores Márcio de Souza e Nelsom Rolim de Souza.
Tocaram lá os grupos Ginga do Mané, Trio Sonoroso, Faltando Um, Nó na Madeira,
Portal do Choro, Garapuvu e Banda Compasso Aberto.
O momento especial ficou com as apresentações de Célio Alves, Mazinho do Trombone e José Sardá. Foi lindo ver essa velha guarda do choro na ativa de novo.
Parabéns ao Luis Sebastião e ao Rafinha do Amaro que além de ajudar na organização ainda registrou tudo para o programa de Tv que ele está estreando no canal 20. Dizem que ele está seguindo os passos de Aldírio Simões...então seja bem vindo à classe dos jornalistas em prol da nossa cultural!
Foi um sábado lindo e tomara que tenhamos muitos outros sábados assim nessa ilha maravilhosa!!!

quinta-feira, 24 de abril de 2008

O show de Mônica Salmaso e Pau Brasil


Acabei de chegar do show e foi uma overdose de música competente. Virtuose musical e a alegria de uma artista em ser recebida por um teatro lotado e apaixonado pelo trabalho dela.

Quer saber como foi?

Está tudo registrado no site To Puto.

Vai lá!



A foto aí de cima é da minha Lontra Desmaiada e retrata meu momento-fã!!! hehehehe

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Inquietação!

Esse é o sentimento que tenho toda vez que ouço falar: "fecharam tal bar por falta de alvará".
Por ser frequentadora assídua de bares com música ao vivo, já presenciei algumas ações que confesso: não consigo entender! Como, por exemplo, fechar um bar minutos antes de um grande show.
Estou falando sobre isso aqui porque no último sábado, mais uma vez, fecharam um estabelecimento em Floripa momentos antes de começar um show nacional: Célula Cultural.
O que eu me pergunto é: se está irregular por que deixam abrir? Se deixam abrir porque deixam funcionar noites e noites seguidas e justamente naquela que tem show nacional vão lá e fecham?
Quem não lembra da situação na Lagoa neste verão?
Esperaram o verão chegar para determinar que os bares lá não tinham licença para funcionar. Como assim? Anos e anos a fio TODOS funcionaram sem problemas. "Ahhh...mas agora vamos moralizar." Ok. Mas como exigir de bares instalados no centrinho um recuo de 6 metros da calçada, estacionamentos próprios para clientes se não há espaço no local? Vão derrubar tudo e fechar o centrinho?
Querem silêncio? Numa ilha turística com o verão bombando? Não querem confusão no trânsito? Fechem as praias então. Duvido que haja alguém que curta praia que não tenha pego um engarrafamento neste verão.
É incoerente essa ação toda. Por duas noites presenciei apagões na lagoa por mais de 4 horas...tudo escuro e nenhum polciamento no local. E os impostos, são pagos prá que?
Determianram a derrubada do Bar do Chico no Campeche por estar em área de preservação: ok, mas por que só o bar do Chico? E os outros estabelecimentos que estão em área de preservação, muitos deles alvo da ação da Polícia Federal na chamada operação "Moeda Verde", por que não derrubam esses estabelecimentos também? Porque estão constituídos, em pleno funcionamento? E o Bar do Chico também não está constituído?
Concordo que temos que seguir as recomendações, temos que ter ordem na bagaça. Mas me incomoda profundamente o fato de tratarem os empresários da noite como pessoas do mal, que querem infringir a lei. Não é bem assim não. Em vários casos acompanhei a batalha que é correr atrás de todas as licenças, alvarás e o escambau. E sempre tem aquela história: enquanto não vem o alvará permanente pode funcionar com o provisório, mas esse provisório deixa de valer quando bem entendem as autoridades.
Vamos fazer certo? Vamos!!!
Vamos ser claros e honestos e vamos pensar que quanto mais casas com shows, mais opções, mais formação de público, mais dinheiro para os impostos, mais vida cultural, mais qualidade de vida!
Se é para moralizar então vamos moralizar mas atenção autoridades: sejam claras e transparentes, sejam parceiros para que todos possam sair ganhando.
Duvido que os empresários não queira agir dentro da lei. Mas que a lei valha prá todos!!!

PS: prá quem quiser se informar do que está rolando na ultima ação da polícia que fechou a Célula Cultural vai lá no Blog do Marquinhos e dá uma "ixpiada"!!! O Link está ali do lado ó!

sábado, 19 de abril de 2008

Mônica Salmaso vem aí!


Um dica imperdível para quem gosta de música: semana que vem, dia 23 e 24 de abril tem Mônica Salmaso no Teatro Álvaro de Carvalho!

Mônica está em turnê nacional lançando seu CD em parceria com o grupo "Pau Brasil" onde ela interpreta somente músicas de Chico Buarque. A foto aí de cima é da capa deste CD.
E só a Mônica poderia regravar canções que já foram regravadas inumeras vezes de uma forma diferente.

A Mônica é uma interprete intrigante: tem uma voz marcante e um jeito que é só dela cantar...tá, pode parecer óbvio para muitos, mas o que eu quero dizer é que quando você ouve a Mônica você não lembra de ninguém a não ser dela mesma. Ela é única e é uma felicidade para nós essas duas oportunidades de ver esta artista acompanhada pelo grupo Pau Brasil. A semana vai ser boa!

Eu vou fazer cobertura para o site "Tô Puto" e vou colocar o link aqui para quem se interessar em saber qual foi a do show!!!



"Lá no alto

O sol quente me leva num salto

Pro lado contrário do aslfalto

Pro lado contrário da dor"

(BOM TEMPO - Chico Buarque)


terça-feira, 15 de abril de 2008

Tijuquera voando para a Europa!


Enquanto o catarinense, manezinho, maior ídolo do tênis brasileiro, Guga, entra em quadra para começar seu roteiro de despedida em casa, uma das melhores bandas de música também aqui da casinha, também manezinha com maior orgulho vai estar cruzando o céu de Floripa rumo à Eruropa!

A banda Tijuquera finalmente conseguiu apoio para aceitar o convite que vem sendo feito há dois anos pela França onde vai representar nosso Estado.

E para esta viagem estão levando um show especial que o público da ilha já conferiu na última apresentação da banda na Célula Cultura Mané Paulo.

No repertório os maiores sucessos da banda e alguns covers ( Beatles, Carlinhos Brown, Gilberto Gil), tudo com uma boa dose de tempero percussivo!!!

Tataiana Pereira, produtora do programa Na PIlha da TV COM, está acompanhando a banda e registrando tudo. Além do TCC dela que é sobre a banda ela está indo com a missão de trazer material para especiais na TV COM. Aguardem!!!

Meninos, boa sorte!!! Que vocês brilhem por lá e voltem com muita vontade de tocar aqui porque vamos estar com saudades!!!

Aliás, segundo o Rodrigo Poeta ( um dos percussionista da banda) me falou o show da volta já está marcado: 6 de julho lá...na célula cultural. Bom isso se não esticarem a tour.... e lá vamos nós!!!

Boas vibrações!!!
A foto aí de cima é, mais uma vez, do Cassiano Ferraz!!!

domingo, 13 de abril de 2008

Aerocirco e seu Liquidificador !!!!!


Acabei de chegar do show da banda AEROCIRCO, na Célula Cultural Mané Paulo. Cheguei pilhada e com vontade de dizer prá todo mundo: "Não percam um show dessa banda".
Fábio, Maurício, Lange e Henrique simplesmente arrasaram.
Para este show a banda chamou seu público para participar do registro "ao vivo" das músicas e para a gravação de imagens que vão fazer parte do clip da música "Liquidificador".
E o chamado foi aceito: logo cedo tinha uma longa fila em frente a célula que teve que fechar as portas deixando muita gente do lado de fora. É que lá dentro já estava lotadaço. E é muito bonito ver que hoje a Aerocirco tem um público fiel, enlouquecido que canta TODAS as músicas e vibra muito com os meninos.
Apesar de um longo tempo na estrada, foi a partir do último ano que os shows da banda passaram a lotar. Eles deram um pulo considerável.
Eu acompanho a banda antes mesmo de ser lançado o primeiro CD e lembro muito bem de shows com pouca gente na platéia por isso eu fico especialmente feliz quando vejo casa lotada e como disse o Fábio hoje "só prá ver a gente". Olha Fábio, é o motivo que precisa: ver vocês!
A banda tem músicas lindas. Hits para dançar e para curtir. Uma poesia que prá mim foi o primeiro motivo da minha devoção a esse trabalho, sempre falo isso, mas é pura verdade.
Com um trabalho desse porte só faltava mesmo ganhar o público. E eu acredito que dois motivos foram fundamentais para esse "pulo": primeiro a postura profissional que a banda adotou. Eles investem muito no trabalho, não só no aperfeiçoamento próprio mas em grana também. Segundo pela participação no Clube da Luta o que foi fundamental para esse ganho considerável de público.
Hoje a banda tem seus seguidores, fãs alucinados! Teve gente hoje que levou um liquidificador para o show de hoje ...pode???
Mulheres que gritam alucinadas, homens que cantam, berram.
E com esse respaldo todo a banda já participou de festivais fora do Estado, programas ao vivo na MTV e agora está concorrendo a uma indicação ao Prêmio TIM de música.
É a partida e eu torço muito por vocês. Sei que o sucesso vai levar vocês prá longe, mas vai valer à pena porque dá um orgulho danado, afinal, é nossa arte fazendo bonito!!!
E prá quem não conhece por favor né...conheça!

Em tempo: a foto aí d ecima eu "roubei" do clube da luta e foi clicada pelo Cassiano!!!

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Ney Matogrosso - Inclassificáveis!




Fui ver o show "Inclassificáveis" do Ney. Eu, que já assisti a vários shows do artista, achava que já tinha visto tudo em se tratando de Ney. Mas saí de lá com a certeza que o Ney além de inclassificável é inesgotável!!! Um show onde o repertório trouxe coisas novas e poucos sucessos do artista, mas que prende a atenção do início ao fim! Mostra sutilmente as várias fazes do artista. Uma composição inteligente. De quebra ainda cantou uma das minha preferidas "Mau necessário" e prá melhorar "veja bem meu bem" de Marcelo Camelo e Simples Desejo que conheci na voz de Luciana Mello.

Um figurino lindo assinado por Ocimar Versolato. Brilhos chiquérrimos se misturam a desenhos tribais colocados em uma segunda pele que o artista veste com toda classe.

Ney cresce demais no palco: além da voz maravilhosa, uma expressão corporal de deixar todo mundo vidrado. E ainda acompanhado por uma banda maravilhosa!

Foi lindo!!!!

E no final de tudo direito a uma conversa rápida e uma foto com o astro!!!

Parabenizei por ele ser o exemplo de que a vida é fantástica em qualquer idade e ele me disse; "É possível não é?"

Coisa maravilhosa!!!!

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Teatro Mágico

Prá quem me conhece não é nenhuma novidade: sou apaixonada por música!! E por isso vibro quando conheço trabalhos novos que me comovem e foi o que aconteceu hoje: assistindo a MTV conheci o trabalho do "Teatro Mágico". Música boa com letras melhores ainda. Por isso resolvi dividir isso por aqui. E reproduzo aqui a letra de uma das belas canções do grupo.

O anjo mais velho

(Fernando Anitelli)

"O dia mente a cor da noite
E o diamante a cor dos olhos
Os olhos mentem dia e noite a dor da gente"

Enquanto houver você do outro lado
Aqui do outro eu consigo me orientar
A cena repete a cena se inverte
enchendo a minha alma d'aquilo que outrora eu deixei de acreditar

tua palavra, tua história
tua verdade fazendo escola
e tua ausência fazendo silêncio em todo lugar
metade de mim
agora é assim
de um lado a poesia o verbo a saudade
do outro a luta, a força e a coragem pra chegar no fim
e o fim é belo incerto... depende de como você vê
o novo, o credo, a fé que você deposita em você e só

Só enquanto eu respirar
Vou me lembrar de você

Parabéns aos integrantes do grupo e torço para que ganhem o Brasil e cheguem a SC para que a gente possa curtir ao vivo esse belo espetáculo!
Quer saber mais vai lá no site: http://www.oteatromagico.mus.br/index2.php