Powered By Blogger

domingo, 30 de setembro de 2012

Clube da Luta no CIC



Então....sexta feira foi a noite pra matar um pouquinho da saudade da época em que o "Clube da Luta" estava na ativa!


Clube da Luta All Stars, reuniu no placo do CIC representantes das bandas que mais se destacaram durante a existência do Clube da Luta. E ouvir novamente aquelas músicas que fizeram parte daquele momento foi  muito bom!!!!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 

Além de rever uma turminha boa no palco, a noite foi para reencontrar amigos que eram frequentadores assíduos das noites do Clube.



E a sensação de muitos foi a mesma: é preciso que se repita mais vezes noites como a de sexta.


Quem sabe a cada 3 ou 4 meses....e um grande evento anual para que a gente nunca esqueça deste que foi um dos eventos de maior importância para a música autoral catarinense. E quem sabe esses reencontros movimentem novamente nossa cena musical e incentive novos trabalhos, novos clubes etc....



Parabéns a todos...a noite foi lindona! E Vamos ocupar o palco do CIC com nossa arte!!!!


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Maria Rita Canta Elis Regina!


Posso dizer que esperei muito pela oportunidade de ver Maria Rita cantar as músicas de Elis Regina. E até achei que isso iria demorar muito pra acontecer, até porque quando Maria Rita surgiu, as inevitáveis comparações e o desejo da cantora de ter um caminho próprio afastaram essa possibilidade.


Com a graça do amadurecimento que só o tempo proporciona, este ano, quando completam 30 anos da ausência de Elis neste mundo, eis que a filha decide fazer um show em homenagem à mãe!
Que coisa boa!


Ontem chegou a noite tão esperada por mim!
E não decepcionou.


Cenário maravilhoso com panos brancos onde a luz fez a festa.


 


Maria Rita surgiu no palco belíssima, gravidíssima, toda de branco com uma esvoçante capa que dava leveza aos movimentos e um ar de sublime!!! Algo espiritual mesmo....lindo!


E impressionante: barrigão, um super salto nos pés e ela ficou em pé, durante o show inteiro.


Quase duas horas de show e depois mais uns 20 minutos de Bis. Que disposição viu, não sentou em nenhum momento...me cansei por ela...


No repertório músicas que ficaram conhecidas na voz insubistituível de Elis. Composições que revelam Elis e que lembram suas maiores influências.


Maria Rita cantou Ângela Maria, Cauby Peixoto, Tom Jobim que tanto influenciaram a mãe.


Cantou Milton Nascimento, artista que Elis ajudou a lançar no mercado e com quem tinha uma amizade sólida. Maria Rita, em uma das falas, diz que Elis falava do Milton: "se Deus tem uma voz, é a voz de Milton". A filha herdou a amizade com Milton e disse que uma das coisas que mais admira em Milton é o respeito com que ele trata a amizade que tinha com Elis.

Maria Rita conversou bastante com o público. Contou que quando decidiu entender quem era a mãe dela, com quem teve pouco tempo de convivência, foi conversar com amigos fora do ambiente familiar. Descobriu uma mulher "entregue, brincalhona, amiga, intensa e uma super mãe" e disse que certamente seriam grandes amigas imaginando até como seriam os puxões de orelha da mãe.


 
Maria Rita canta "Pimenta Doce" música feita por Roberto de Carvalho e Rita Lee, que nunca foi gravada por Elis, mas tem um video no youtube que mostra as duas "seacabando" segundo Maria Rita. E ela recomenda que os fãs vejam... está postado aqui.


Maria Rita conta que a amizade das duas nasceu de um momento delicado para Rita. Rita Lee havia sido presa e quando Elis soube, mesmo sem conhecer Rita, foi pra frente da delegacia com os filhos e fez um alvoroço pedindo atenção para aquela situação: Rita estava grávida e havia sido presa por causa da repressão. Depois disso as duas ficaram amissíssimas e, inclusive, o Rita de Maria Rita seria uma homenagem a Rita Lee. Maria Rita disse que nunca confirmou isso, mas já se apossou dessa possibilidade!



Maria Rita  também que quando era adolescente e ouvia músicas como "Me Deixas Louca" ela não gostava porque pensava: "minha mãe falando sobre essas coisas? assim...prá todo mundo? não minha não devia ser assim..." mas quando ela se tornou uma mulher e passou a entender melhor o significado daquela sensualidade toda, passou a entender também muito melhor a mulher que era sua mãe.
Neste momento ela canta "Me deixas Louca". Lindo demais.



Em "Essa Mulher" Maria Rita embarga a voz e pára de cantar...o público em silêncio...
Uma emoção que deve se repetir em muitos momentos diferentes em cada noite de show. Ela mesma ao agradecer a presença de todos no início do show pede a ajuda porque sabe que em alguns momentos a voz pode lhe faltar.
E imagino que deva ser forte e emocionante, embora para muitos isso seja banal.


No repertorio músicas que fizeram historia como "Arrastão", "Como Nossos Pais", "Maria Maria" e tantas outras. E foi no bis que ela maltratou minha emoção: "Fascinação", "Romaria", "Madalena" e pra fechar me debulhando "Brincadeira de Roda".


Momento em que todos os músicos assumiram instrumentos percussivos. E tudo terminou em uma grande roda musical.



Ser filha da Elis é um peso sim. Mas fiquei muito feliz em ver que Maria Rita puxou pra ela essa responsabilidade, finalmente assumiu sem preconceito e sem medo nenhum. Ela é parecida sim, tem os trejeitos da mãe sim e em alguns momentos escancara que está imitando os gestos da mãe que ficaram famosos em determinadas músicas como o  movimento do corpo em "Águas de Março", o movimento dos braços em "Arrastão"... e deve ter muito orgulho disso. Como ela mesma diz "Elis é a maior cantora do Brasil que o pais jamais terá".


Parabéns mais uma vez a Orth Produções por batalhar, por trazer a Floripa shows tão importantes pra quem gosta de música e respira cultura.

E torço muito pra que a UFSC reconsidere a decisção lamentável de fechar o Teatro para eventos externos, como se fosse crime trazer cultura nacional para Floripa. Mas isso é assunto para outro post...situação insana essa!


O que já foi publicado sobre Maria Rita aqui:
http://ligiagastaldi.blogspot.com.br/2011/08/maria-rita-intimista.html





domingo, 23 de setembro de 2012

Primavera nos dentes - 25 anos depois!



Acabei de assistir ao documentário " Vagabundos" - Primavera nos Dentes 25 anos depois.  E olha foi uma viagem ao tempo!
Um tempo que não havia internet, as coisas não eram tão rápidas, mas essa banda conseguiu uma projeção de dar inveja.


O Documentário reune um arquivo de vídeo invejável. Desde as primeiras apresentações até coisas mais recentes. Depoimentos de amigos que viveram esta historia como Nani Lobo e Gringo Star.
É uma viagem deliciosa.
Historias como a música "O Chapa" feita para o Opala que segundos eles era um integrante da banda.


E outras tantas...
A Primavera nos Dentes conseguiu estar em uma coletânea nacional feita pela Skol, também esteve na MTV em vários momentos e num deles foram selecionados para estar ao vivo no Programa "Ultrasons" apresentado pelo VJ Edgar onde arracaram elogios fervorosos.
Toda história está lá no documentario com depoimentos, imagens de um banda que surgiu da união de amigos, no início da década de 80 e  fez história.
Está lá a materia gravada para o quadro "Nossos Músicos", em 1994, que eu fazia com a produção da Maria Rosa. O quadro encerrava os jornais de sábado...eee saudade!
Também está no documentario o clipe produzido pela Maria Rosa da música "O Capitão do Barco" , em 1997, que também emplacou MTV.

É um documento precioso da nossa música!
Parabéns meninos por não deixarem essa historia toda sem um registro.

E para quem ficou curioso aqui vai o link da primeira parte...os outros links aparecem na página
http://www.youtube.com/watch?v=IlKRHEb6iNY

E agora estou aqui ouvindo o CD...nossa música realmente tem muita história!!!

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Rafael Pesce e sua "Black Label Lungs"


Este video foi dirigido pelo "manezinho" Rafael Pesce lá na terra da rainha.
Rafa está morando em Londres há alguns anos e hoje está a frente do Spiritual Caiprinha, um bar em Camden Town, com o tempero da caipirinha brasileira. Ainda não tive o prazer de conhecer, mas espero em breve poder fazer isso. Sente o clima neste link:
https://www.facebook.com/rafael.pesce.5#!/pages/Spiritual-Caipirinha-Bar/186853408138

Lá no Spiritual, Rafa acabou estreitando laços com a música inglesa. Em um ano de bar pelo menos 150 artistas já estavam conectados com a casa. E aí por que não melhorar ainda mais esta relação?


Então ele criou a produtora "Black label Lungs" para trabalhar com e para esses artistas.
Alguns shows já foram produzidos como mostra a foto logo abaixo: no teto de um barco...ô coisa linda!


O video postado aqui apresenta alguns dos artistas  que circulam pelo bar. Foi gravado nas ruas de Camden Town.
Agora, o próximo passo é fazer a conexão desses artistas com a ilha...quem sabe né???
Bora agitar isso Rafa e Luciano!!!

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Darci na Pizzaria Artesano!

Como é bom dar boas risadas...e quem me conhece sabe que eu não economizo mesmo!


Ontem fui ver o Stand up do Darci (ou stand by como ele mesmo diz). A apresentaçaõ foi na pizzaria Artesano que tem o dom de fazer pizzas saborosas....você sai de lá bem alimentado sem aquela sensação de que comeu meio quilo de massa.


Para a brir a noite Moriel cantou músicas do seu novo CD e sucessos da banda dazaranha. Teve até "cama brasileira" versão acústica, amei!
Aliás, tinha uma galerinha do daza lá ontem que até ajudaram o Darci a lembras algumas piadas internas né Adauto???


No stand up, Darci de Moriel está ainda mais engraçado.
Repertorio atualizado e o Moriel está ótimo na interpretação.
Muito bom!!!

Obrigada pelo convite meus queridos. Eu, Eveline, Adriana e Lucas saimos de lá relaxados...
Até breve!